Caminhada Benefícios e Cuidados | Para a Saúde e Emagrecimento

Caminhada é bom para a nossa saúde, é grátis e traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Hoje vamos falar sobre a caminhada Benefícios e Cuidados que devemos tomar para evitar lesões e dores ao praticá-la.

Caminhada Benefícios e Cuidados

Caminhada benefícios e cuidados

Fazer caminhada é grátis e não precisa ir a academia ou ginásios para praticar esse exercício físico e manter a saúde em dias. Mas os benefícios da caminhada vai muito além de apenas ser gratuito, por exemplo ela melhora o sono e potencializa o funcionamento do cérebro.

Confira abaixo os benefícios da caminhada:

  1. Reduz os riscos de problemas cardiovasculares.
  2. Ajuda a controlar a hipertensão e o colesterol.
  3. Tonifica e fortalece os músculos.
  4. Reduz a pressão sanguínea.
  5. Combate a diabete.
  6. Auxilia no emagrecimento.
  7. Diminuí a ansiedade.
  8. Diminui o stress.
  9. Aumenta a imunidade.
  10. Reduz o risco de osteoporose.

Cuidados ao Iniciar a Caminhada

Caminha é uma atividade ideal para quem quer começar a mudar o estilo de vida, além disso é um exercício físico muito eficaz para a saúde. Mas antes de começar a praticar a caminhada é muito importante tomar alguns cuidados para que o exercício seja mais agradável.

  • Ingerir apenas alimentos leves quando o seu horário de caminhar estiver próximo.
  • Antes de iniciar a caminhada faça um aquecimento alongando os músculos.
  • Nos primeiros 5 minutos caminhe em ritmo mais lento.
  • Leve sempre uma garrafinha com água para se manter hidratado.
  • Opte por caminhar em locais planos os parques e pistas de caminhadas.
  • Após terminar a caminhada alongue novamente os músculos, principalmente os da panturrilha e  coxas e glúteos.

Veja Nesse outro artigo 15 alimentos que ajudam a queimar gordura mais rápido e fortalece o sistema imunológico.

Quanto Tempo se Deve Caminhar Por Dia?

 

Caminhada benefícios e cuidados ao realiza-lá.

Para que deseja perder peso o ideal é fazer de 30 a 1 hora de caminhada por dia, começando em um ritmo mais lento e aumentando aos poucos. Assim que o corpo já estiver acostumado com a sua rotina de caminhada mantenha o ritmos mais veloz que te faça suar mais.

A caminhada deve ser feita diariamente ou de 3 a 4 vezes na semana, na parte da manhã ou de tarde.

Logo, quem estiver apenas em busca de melhorar a saúde e não tem a necessidade de perder peso, o ideal é caminhar 30 minutos por dia.

Caminhada Benefícios e Cuidados Para o corpo

O que a caminhada faz ao corpo? Ela protege o corpo contra derrames e infartos, além disso que pratica caminhada regulamentarmente mantém a saúde protegida de doenças cardiovasculares, pois ajuda a manter a pressão sanguínea controlada.

A caminhada ajuda a envelhecer com mais saúde, se manter em forma, além de proporcionar ao corpo mais disposição para o dia a dia.

Ademais, ela ajuda as válvulas do coração trabalharem mais, bombeando mais sangue para os pulmões e melhorando então a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo. A caminhada também ajuda a deixar os pulmões mais fortes.

A Importância da Caminhada na Terceira Idade

Caminhada na terceira idade

A caminhada por ser uma atividade física leve, é ótima para que esta buscando uma vida mais saudável, principalmente para quem já esta na terceira idade.

Essa atividade simples pode ajuda na socialização fazendo com que o idoso não se sinta só, e evita assim depressão, e pode melhorar e muita a qualidade de vida.

Sair para caminhar de 30 a 40  minutos por dia ajuda a melhorar a circulação, reduzindo a pressão sanguínea.

Melhora os pulmões, e previne inflamações das vias aéreas, Previne contra a osteoporose pois ao caminhar os ossos ficam mais resistentes, por isso fica menos propenso a sofrer com a doença.

Ajuda a emagrecer e a fortalecer a musculatura, Proporciona a sensação de bem estar causados pela liberação da endorfina, além disso também ajuda a controlar a diabete devido a liberação de insulina durante a caminhada.

CUIDADOS:

É importante lembrar de tomar bastante água, antes, durante e depois da caminhada para se manter hidratado, usar roupas e calçados leves e confortáveis.

Fazer alongamentos, passar protetor solar, usar boné e óculos se possível para se proteger mesmo se não tiver muito sol.

Vale ressaltar, que é importante consultar o seu médico, antes de iniciar qualquer atividade física.

Como Perder a Barriga com a Caminhada?

Plano de caminhada para perder barriga

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.

Há, e não deixe de conferir esse outro artigo que mostra qual a melhor dieta para emagrecer de acordo com as novas descobertas científicas. Clique aqui para ler.

Aline Oliveira

Olá me chamo Aline Oliveira, sou criadora e administradora do blog Escultural Fitness. Tenho 26 anos, Estou aqui para te ajudar a emagrecer e ter um estilo de vida saudável, Seja por saúde ou por Estética. O caminho para emagrecimento saudável não e fácil mais juntas vamos alcançar os nossos objetivos!

Website: http://esculturalfitness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *