Dieta low carb funciona? Veja o que os estudos científicos revela sobre essa dieta alimentar

A dieta low carb funciona? Vários estudos já comprovaram que as dietas com baixo teor de carboidratos, ricas em gordura e proteína são mais eficazes para tratar e prevenir a obesidade.

O regime low carb, pobre em carboidratos, foi classificado como uma das melhores dietas para perder peso, e associado a uma maior melhora em alguns fatores de risco para doenças coronarianas em relação a outras dietas convencionais.

Fonte: New England Journal of Medicine

Porque a dieta low carb funciona?

Dieta para emagrecer low carb

Existem vários fatores importantes que acontecem na dieta low carb, que faz com que ela seja tão eficaz na perda de peso.

A  dieta low carb reduz os níveis de insulina, acelera o metabolismo por ser rica em proteína que por sua vez ativa a queima de gordura, aumenta o gasto energético, reduz  o apetite e diminui a vontade de comer doces.

Quando os carboidratos são restritos e os níveis de insulina caem, a gordura não fica mais “presa” nas células adiposas e se torna acessível para o corpo usar como energia.

Altos níveis de insulina contribuem para o armazenamento de gordura e baixos níveis de insulina facilitam a queima de gordura. Onde consequentemente ocorre a perda de peso.

A dieta low carb funciona, e ajuda sim a perder peso, pois ela faz com que você coma mais vegetais e proteínas, portanto menos calorias.

Motivos pelo qual o carboidratos e restrito na low carb

Os carboidratos é um dos grandes causadores de obesidade, isso acontece porque ao ingerirem grandes quantidades de carboidratos ele se transforma em açúcar simples no estômago, que é absorvido pelo sangue o que provocará o aumento nos níveis de glicose no sangue.

No entanto, isso aumenta a produção de hormônio da insulina, o hormônio que armazena gordura.

A produção de insulina no pâncreas em grande quantidade, evita a queima de gordura, provocando também a sensação de fome e desejo por doce.

Por esse e outros motivos a low carb restringe o carboidrato, pois proporciona uma glicemia mais baixa e quantidade menores de insulina, assim a queima de gordura acontece de forma mais acelerada, beneficiando o emagrecimento e a saúde em geral.

Confira a seguir os benefícios da dieta low carb.

1. Reduz os níveis de insulina e açúcar no sangue

Estudos comprovam também que diminuir o consumo de carboidratos pode reduzir drasticamente o açúcar no sangue.

Essa técnica alimentar foi usada anos atrás para tratar a diabete quando não existiam os medicamentos disponíveis para fazer o tratamento.

Logo, a dieta low carb e cetogênica podem ser muito benéficas para pessoas com diabetes e resistência à insulina.

Obs: Apesar dos pontos positivos dessas dietas de baixo carbo, é importante consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de dieta alimentar caso tenha algum tipo de doença crônica.

2. Diminui o apetite

Por ser uma dieta alimentar rica em proteína e gordura, a low carb pode reduzir a fome, portanto, é super normal não sentir fome.

Isso ocorre pois passamos a consumir mais proteínas que demoram mais para serem digeridas, prolongando assim a saciedade.

Se você é iniciante na low carb fique ciente de que é provável que diminuirá o número de refeições por dia por não sentir fome. Coma apenas quando estiver com fome, na low carb não é necessário comer de 3 em 3 horas.

3. Auxilia na perda de peso

As dietas com baixo consumo de carboidrato é ótima para perder peso, pois deixamos de consumir o carboidrato simples em excesso, que aumenta o acúmulo de gordura e causa sobrepeso, e passamos a comer alimentos de verdade.

4. Previne a diabete

O risco de diabetes é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo o que comemos.

No entanto, estudos relataram que uma dieta baixa em carboidratos e rica em gorduras boas, pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de diabetes.

Logo, a restrição de carboidratos é muito benéfica para o controle do açúcar no sangue para quem já possui a doença e para prevenir o desenvolvimento da mesma.

5. Reduz o inchaço

Uma dieta com baixo consumo de carboidratos e com maior ingestão de proteína, verduras e gordura, ajuda o seu corpo a eliminar o excesso de água mais rapidamente. E como resultado você se sentirá menos inchada em 1 ou 2 semanas.

Dieta low carb funciona? Emagrece mesmo?

As dietas com baixo teor de carboidratos ( low carb) restringem os carboidratos, como os encontrados em alimentos açucarados e processados, massas e pão.

Estudos mostram que diminuir o consumo desse tipo de alimento, que é rico em carboidratos simples, pode causar perda de peso significativa e melhorar a saúde.

Veja também:

Quais são os efeitos colaterais da dieta low carb e como diminuir os sintomas

Como fazer a dieta low carb / Guia para iniciantes

Cardápio low carb

Esse e-book de receitas low carb pode ser um excelente aliado ao seu regime e podem ajudá-lo a alcançar excelentes resultados.

E-book de receitas low carb

Aline Oliveira

Olá me chamo Aline Oliveira, sou criadora e administradora do blog Escultural Fitness. Tenho 26 anos, Estou aqui para te ajudar a emagrecer e ter um estilo de vida saudável, Seja por saúde ou por Estética. O caminho para emagrecimento saudável não e fácil mais juntas vamos alcançar os nossos objetivos!

Website: http://esculturalfitness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *