Efeitos colaterais da dieta low carb: Veja como driblar os sintomas e continuar a dieta

A dieta low carb é ótima para quem precisa perder peso, mas, você sabe quais são os efeitos colaterais da dieta low carb?

Qualquer mudança significativa em sua dieta pode levar a efeitos colaterais e a dieta baixa em carboidratos não é exceção.

Esses são os efeitos colaterais da dieta low carb

Estes são alguns sintomas que podem se manifestar temporariamente quando iniciamos a dieta low carb e reduzimos significativamente o consumo de carboidratos na alimentação:

  • Perda de apetite
  • Nervosismo
  • Cãibras musculares
  • Insônias
  • Fadiga
  • Pressão alta
  • Sensação de fraqueza
  • Irritabilidade
  • Inquietação
  • Compulsão por açúcar
  • Queda de cabelo
  • Intestino preso

O que causa esses sintomas colaterais na dieta com baixo teor de carboidratos?

A restrição severa de carboidratos podem causar esse tipo de efeitos colaterais temporários, isso acontece porque o corpo passa a decompor a gordura em cetona para energia.

Isso é chamado de cetose, ocorre porque o corpo está acostumado a utilizar o carboidrato como a principal fonte de energia e quando não há nenhum disponível o corpo passa a queimar  gordura, que passa a ser usada para produzir energia.

E nesse momento as cetonas são produzidas, causando efeitos colaterais como o mau hálito, dor de cabeça, fadiga e fraqueza.

De acordo com os especialistas, esses sintomas podem durar no máximo 3 semanas e depois o corpo fica livre dessas sensações.

Como minimizar os efeitos colaterais da dieta low carb?

Os sintomas causados pela falta de carboidratos na low carb, tende a deixar muitas pessoas iniciantes preocupadas, mas esses efeitos são completamente normais apesar de incômodos.

Mas, há algumas medidas simples que podem ajudar a contornar esses sintomas no início da dieta e assim continuar com o processo de emagrecimento sem problemas.

Veja a seguir como minimizar estes efeitos colaterais e seguir com a dieta.

1. Diminuir o consumo de carboidratos aos poucos

Passamos a vida toda consumindo carboidratos e retirar ele da alimentação do dia para a noite não é uma boa ideia.

O ideal para quem está iniciando este novo estilo de vida low carb para perder peso, é diminuir o consumo de carboidratos gradativamente, isso dará tempo para que o seu corpo acostume com a redução de carb e evitar estes sintomas indesejados.

2. Se manter hidratado

O baixo consumo de carboidratos na dieta low carb, diminui os níveis de insulina devido a restrição de glicose. E nesse processo são eliminados também o potássio, magnésio e o sódio, que podem causar fraqueza muscular e câimbras.

A desidratação pode ser a causa de grande parte dos sintomas de desconforto que você sente.

E para diminuir esses efeitos colaterais, é preciso ingerir muita água ao longo do dia para se sentir bem e desempenhar funções no dia a dia sem se sentir mal.

No estilo de vida low carb, assim como em qualquer dieta alimentar, é muito importante se manter sempre hidratado. A água possui uma importância fundamental para o bom funcionamento do organismo.

A água é responsável por transportar o oxigênio, nutrientes, hormônios e outros nutrientes para o  corpo.  Ademais é ela que é responsável por levar as toxinas das células para os rins, ou seja, ela desintoxica o organismo.

A quantidade mínima de água a ser ingerida por dia independente do seu peso é de 2 litros, para minimizar as chances de sintomas indesejados.

3. Consumir Fontes de gorduras boas

Como na low carb  o carboidrato passa a não ser mais a principal fonte de energia, é preciso proporcionar ao corpo aporte energético ao organismo através de outras fontes.

E esse aporte energético pode vir através do consumo de gorduras boas como o azeite de oliva, ovos, bacon, óleo de coco, abacate, chia, peixes, linhaça e oleaginosas.

Essas são uma das melhores fontes de gorduras boas para colocar no prato e diminuir gradativamente os efeitos colaterais da dieta low carb.

Leia também: 09 Benefícios da dieta low carb

Cardápio low carb (Café da manhã, almoço, jantar e ceia)

Receitas low carb

Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe em sua redes sociais.

Baixe GRÁTIS E-book Com Receitas Rápidas, Para Seca e Perder Barriga.

Download Gratuito!

Aline Oliveira

Anônimo

Olá me chamo Aline Oliveira, sou criadora e administradora do blog Escultural Fitness. Tenho 26 anos, Estou aqui para te ajudar a emagrecer e ter um estilo de vida saudável, Seja por saúde ou por Estética. O caminho para emagrecimento saudável não e fácil mais juntas vamos alcançar os nossos objetivos!

Website: http://esculturalfitness.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *