Por Que Ser Vegano? 07 Razões Que Vai Te Deixar Perplexo

Por que ser vegano? O número de pessoas veganas têm crescido muito nos últimos anos, e o motivo pelo qual tantas pessoas se tornaram veganas foram: Prevenir a exploração animal, saúde, meio ambiente, emagrecer, diminuir os riscos de doenças cardíacas e muitas outras.

Você vai ver aqui 07 razões para se tornar vegano, e a numero 05 vai te deixar perplexo.

Continue com a leitura para saber mais sobre, por que ser vagano e quais os benefícios dessa dieta e estilo de vida.

Por Que Ser Vegano? Veja os Principais Motivos Explicados

Por que se tornar Vegano

Pessoas de todos os tipos de origens e de todos tipos de profissões tem se tornado veganos ao longo dos anos. É preciso diversas razões para que pessoas se motivem e comecem a mudar o seu estilo de vida e se adaptarem a essas mudanças.

Boa parte destes indivíduos são veganos pela causa da não exploração animal, já outras optam pelo veganismo por uma vida mais saudável e pela longevidade.

Afinal, diversos estudos revelou que a dieta vegana traz inúmeros benefícios a saúde, inclusive é considerada pelos especialista da saúde como a melhor dieta para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, Alzheimer e diversos tipos de câncer.

Veja abaixo os 07 motivos para se tornar vegano ainda esse ano.

1. Saúde de Ferro

A dieta vegana ou estilo de vida vegano, oferece ao corpo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar perfeitamente. Além disso ela é adequada para todos as idades e estágios da vida.

Sabemos que a nossa saúde é o nosso bem mais valioso, por isso devemos cuidar dela diariamente uma vez que muitos aspectos da nossa saúde está em nossa próprias mãos.

De acordo com grandes organizações de saúde uma dieta vegana bem planejada é favorável, pois indivíduos veganos têm taxas mais baixas de colesterol, diabete, pressão alta, câncer, Alzheimer, derrame e doenças cardiovasculares.

Logo, a dieta vegana é poderosa e nutricional, ela ajuda a diminuir o açúcar no sangue, melhora os níveis de aptidão física, reduz a dor da artrite, pode reduzir os riscos insuficiência renal e ajuda a perder peso.

Produtos de origem animal são ricos em gordura saturada e colesterol, que contribuem muito para o surgimento de doenças cardíacas e diabete tipo 2. De acordo com o Dr. Caldwell Esselstyn muitas doenças cardíacas graves podem ser revertidas através da alimentação vegana.

2. Mantenha-se Fitness sem Esforço

Por que se torna vegano? Este estilo de vida além de prevenir contra diversos tipos de doenças, é uma excelente opção para quem deseja perder peso e se manter em forma. Os veganos possuem o IMC normal e saudável.

Portanto, quanto mais produtos de origem animal as pessoas comem, maior é o seu IMC (índice de massa corporal). Uma dieta a base de plantas com fibras oferece muitos benefícios metabólicos como por exemplo, a perda de peso, maior sensibilidade á insulina e perda de gordura incluindo a visceral.

A alimentação vegana têm muita fibra que ajuda a retarda a velocidade com que a comida deixa o estômago, trazendo assim mais saciedade e garantindo uma boa digestão.

3. Podemos Viver Sem Produtos de Origem Animal

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que precisamos consumir proteína animal para nos mantermos Fortes e saudáveis, mas não é verdade, tudo o que o seu corpo precisa para funcionar encontra se na alimentação vegana.

A dieta vegana é rica em fibras, vitaminas, minerais e proteína, todos esses nutrientes essenciais para o corpo estão presentes na natureza e uma grande variedades de alimentos veganos já podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Mas, para ser um vegano saudável e não sofre nem uma deficiência de vitamina é necessário fazer uma dieta bem planejada, recomenda-se a ingestão diária de grãos integrais, legumes, nozes e sementes com fonte de proteína, verduras, frutas e gordura insaturadas.

Todas as proteínas são feitas inicialmente pelas plantas. Portanto não é necessário comer tecido animal para conseguir proteína, afinal toda proteína que vem do animal, é simplesmente proteína que vem das plantas recicladas que eles ingerem em sua alimentação.

Para saber mais sobre a alimentação vegana, recomendo a leitura do artigo, (O que vegano come?) aqui no blog Escultural Fitness.

4. Ajuda a Preservar a Vida dos Animais

Por que ser Vegano? Porque não há nada de humano na criação de animais ou em tirar a vida deles. A criação de animais para o consumo é cruel e desnecessária, consumir carne além de prejudicar a saúde em uma escala gigantesca ainda contribuem para a degradação do meio ambiente.

Não há evidência científica nem uma que indique que precisamos comer carne para sobreviver, os animais também têm direito a vida.

Logo, existe uma variedade enorme de métodos que podemos usar para se alimentar de forma saudável e se vestir, sem precisar sacrificar a vida dos animais.

Você sabia que todo vegano salva por ano 200 animais?

Sinceramente não há maneira mais fácil de salvar vidas e prevenir o sofrimento desses seres que são emotivos e inocentes.

Os animais são sensitivos e sentem o sofrimento dos seus companheiros quando são abatidos praticamente em sua frente, eles estão conscientes e sabem que também vai ser morto e isso causa a eles estresse e pânico.

Portanto escolher alimentos a base de plantas ao invés de carne, ovos e laticínios, é a melhor maneira de ajudar os animais. Afinal toda vida é importante e poupar a vida de alguém é sempre a coisa certa a se fazer.

5. A Carne é Suja e Contaminada

Fazendas com criadouros de animais

A indústria da carne e laticínios está crescendo cada dia mais, e para continuar lucrando fazer com que a carne chegue até a mesa do consumidor, os animais são confinados em criadouros de forma cruel, com pouco espaço que dificulta a locomoção.

Muitos animais morrem nesses criadouros, e seus corpos ficam por horas ou até mesmo dias em decomposição juntos com os outros até serem recolhidos de lá.

A carne é frequentemente contaminada por esses animais mortos, sangue, fezes e outros fluidos corporais. A industria da carne não está preocupada em alimentar as famílias e sim em ganhar dinheiro, sendo assim vão continuar dizendo que a proteína animal é importante na alimentação.

Mas, o que eles não contam é que essa carne contaminada torna os alimentos derivados de animais a principal fonte de intoxicação alimentar, principalmente nos estados unidos.

Johns Hopkins Bloomberg Cientistas da Escola de saúde pública, realizou testes em carne de galinha de supermercados e descobriu que 96%  delas estavam contaminadas com uma bactéria perigosa chamada campylobacter que causa 2,4 milhões de intoxicação alimentar, resultando em dor, diarreia, febre, câimbras e dores abdominais.

A carne é a maior causadora de doenças crônicas como diabete, câncer e doenças cardíacas. A velocidade do abate está aumentando e os dejetos desses animais ficam espalhados por todo lugar.

Testes mostraram que 88% das costeletas de porco esta contaminadas com bactérias fecais, 95% da carne moída e do peito de frango contém bactérias de dejetos animais, não é nada seguro consumir esses alimentos.

Os mesmo animais que são mortos para alimentar as famílias, são os mesmo que os matam com a contaminação de bactérias e doenças crônicas causadas por elas.

6. Ajuda a Salvar O Meio Ambiente

Segundo o relatório feito pelo programa das Nações Unidas para o meio ambiente PNUMA, o planeta nunca esteve tão sujo, o ar está contaminado, a água cada vez mais corrompida e escassa, desertos maiores e as áreas florestais menores e o patrimônio genético se degradando.

Tudo isso devido aos “estoques Vivos” de 30 bilhões de mamíferos, aves e peixes de diversas espécie, que exerce uma pressão enorme no ecossistema. Cada um desses animais demanda sua porção de terra, água, comida e energia.

Além de produzir resíduos tóxicos sólidos, líquido e gasoso, que contaminam a água, o solo, plantas, animais e humanos. Fonte Segura: Universidade Federal De Pernambuco Centro de Ciências Jurídicas Faculdade de Direito do Recife.  

A carne não é ecológica e consumi-las é uma das piores coisa que alguém pode fazer pela terra. A indústria da carne é uma das maiores causadoras de mudanças climáticas, além do mais a produção de carne é um desperdício e causa uma enorme quantidade de poluição.

Ser vegano e fazer uma alimentação á base de Plantas e grãos, é a melhor maneira de ajudar a preservar o meio ambiente, garantir e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

7. A Dieta Vegana é Mais Econômica

Acredite-se ou não, mas a dieta vegana é mais econômica e traz muito mais benefício á saúde do que você imagina. Fazer uma alimentação saudável com grãos, feijão, verduras, legumes, nozes, frutas e sementes pode cortar pela metade o orçamento mensal com alimentos.

Isso significa que ser vegano além de consumir alimentos saudáveis, preservar a vida animal, e correr menos riscos de desenvolver doenças crônicas, você ainda vai economizar muito mais e poderá usufruir da boa saúde, sem precisar gastar muito com consultas médicas e medicamentos.

Por Que Ser Vegano?

O veganismo traz inúmeros benefícios á saúde, vários estudos já comprovaram que a dieta vegana ajuda promover a longevidade, além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e diversas outras doenças crônicas.

Ser vegano é:

  • Poder usufruir e ter uma saúde de ferro
  • Ser fitness sem esforço
  • Viver sem produtos de origem animal
  • Ajudar a preservar vidas
  • Lutar pelos direitos dos animais dizendo não ao abate
  • Ajudar a salvar o meio ambiente
  • Comer Bem e gastar pouco.

Por que ser vegano é, ajudar a contribuir para a continuação do planeta e mudar o mundo, lutar pela vidas dos animais inocentes, ser saudável tendo mais longevidade, valorizar a vida e evitar mortes e sofrimento.

Veja no Documentário a Seguir Tudo o que foi Dito Aqui de Forma Mais Detalhada – Por que ser Vegano?

Neste Documentário da What The Health, Você vai ver de forma mais clara por que ser vegano é a melhor escolha que vai fazer pelo bem da sua saúde.

Gostou deste artigo que mostra as 7 razões para ser vegano? Deixe o seu comentário e compartilhe essa ideia com seus amigos e familiares.

Aline Oliveira

Olá me chamo Aline Oliveira, sou criadora e administradora do blog Escultural Fitness. Tenho 26 anos, Estou aqui para te ajudar a emagrecer e ter um estilo de vida saudável, Seja por saúde ou por Estética. O caminho para emagrecimento saudável não e fácil mais juntas vamos alcançar os nossos objetivos!

Website: http://esculturalfitness.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *